Empresas

Há várias formas das empresas contribuir:

INCENTIVOS FISCAIS PARA DOAÇÕES
A Casa do Menor uma ONG sem fins lucrativos que atua em benefício da coletividade, e reconhecida de Utilidade Pública Federal, através do decreto Presidencial de 24/01/2000 – publicado D.O.U em 25/01/2000, as doações realizadas por pessoas jurídicas podem ser deduzidas, até o limite de dois por cento do lucro operacional verificado antes de computada a dedução da doação, de acordo com o artigo 13 da Lei 9249/95. Vale ressaltar, porém, que este benefício somente se aplica às empresas tributadas pelo lucro real. Assim funciona o chamado incentivo compartilhado, que permite o lançamento da doação como despesa operacional, reduzindo assim o lucro e acarretando um menor valor à pagar a título de imposto de renda. Não se trata, neste caso, de abatimento direto no imposto de renda devido.

Mais informações entre em contato conosco.


As empresas podem contribuir sendo parceiras, patrocinando alguns dos programas da Casa do Menor, apadrinhando financeiramente uma ou mais criança, fazendo doações através de cota mensal de gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, materiais de uso e consumo, fornecendo materiais de construção e ou mão de obra para manutenção predial de suas instalações, etc., engajando-se ao trabalho da Casa do Menor que possui tradição de décadas de atuação social, respeito e o reconhecimento da comunidade, que passará a difundir em sua rede midiática o apoio recebido das empresas parceiras, assim estarão contribuindo para uma sociedade mais justa e saudável, conhecendo e considerando seus vizinhos, melhorando sua imagem, tornando-se empresas-cidadãs, alcançando e ou solidificando o status de "socialmente corretos", e ajudarão seus colaboradores à se tornarem verdadeiros cidadãos na comunidade onde atuam.



As empresas podem incentivar seus funcionários à engajarem-se nesta prática, estando a Casa do Menor de portas abertas à facilitar esta parceria. Há vários trabalhos voluntários que podem ser realizados, tais como:
Realizar pequenos reparos, consertos e pinturas no prédio do Abrigo.
Realizar pequenos reparos nas mobílias e equipamentos do Abrigo.
Realizar atividades recreacionais com as crianças.
Promover um dia de entretenimentos com as crianças.
Promover passeios cultural/ecológico.

Estes exemplos de atividades podem ser realizados pelos funcionários das empresas, que poderá contar com a participação de seus familiares.

As empresas que incentivam seus funcionários à serem voluntários em entidades beneficentes da comunidade que cerca a empresa, percebem vários benefícios.
Da parte dos funcionários:

  • Aumento de espírito de equipe.
  • Maior motivação e confiança para resolverem os problemas da empresa. (depois que se convive com uma criança que foi abandonada por exemplo, percebe-se que tudo na empresa é possível de se realizar).
  • Maior respeito e admiração pela empresa em que trabalham.
  • Sentir-se útil ao contribuir para a solução de problemas sociais do país.
  • Fazer contatos profissionais e afetivos ao conhecer novas realidades, ampliar visão de mundo.

Da parte da empresa:

  • Desenvolvimento de habilidades profissionais dos empregados.
  • Melhoria do clima organizacional.
  • Aumento da integração entre empregados de diferentes áreas e níveis hierárquicos.
  • Melhoria da produtividade dos empregados.
  • Fortalecimento do investimento social.
  • Aumento da capacidade dos funcionários de trabalhar com recursos limitados.

“Hoje já se considera que alguém que viveu uma experiência voluntária em algum momento da vida é alguém que aprendeu a lidar com uma dificuldade, que é mais solidário, que é mais participativo”.

Esta modalidade de ação social tem ganhado tamanha importância que inclusive foi instituído o Dia Nacional do Voluntariado, Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, comemorado no dia 28 de agosto, buscando reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade.

Contato